segunda-feira, 25 de maio de 2009

Crianças - Segurança Online

Entre os 2 e 4 anos de Idade

Um estudo de 2003 sobre a utilização que as crianças fazem da Internet revelou que as crianças em idade pré-escolar constituem agora o segmento de utilizadores da Internet que apresenta um crescimento mais rápido. As crianças nestas idades têm uma capacidade de atenção limitada para as actividades online, mas as imagens e os sons da Internet podem estimular a sua imaginação e aumentar as suas experiências. Os pais e os irmãos mais velhos podem acompanhar as crianças em idade pré-escolar nas suas visitas à Internet, para visitar locais na Internet próprios para crianças desta idade, desenvolvendo também actividade lúdica.
Nesta idade, os adultos têm de desempenhar um papel importante no que respeita ao ensino de uma utilização segura da Internet e a uma supervisão rigorosa das reacções dos filhos perante o que estes encontram online.

Recomenda-se:
•Nestas idades, acompanhe sempre os seus filhos nas suas visitas à Internet.
▪ Faça uma conta de utilizador específica para a criança no computador da família
•Adicione sites aceitáveis à sua Lista de Favoritos, para criar um ambiente online personalizado para os seus filhos.
•Utilize motores de pesquisa destinados a crianças (como o MSN Kids Search - em Inglês), ou motores de pesquisa com controlos para restrição de acesso.
•Informe-se sobre ferramentas de filtragem de conteúdos da Internet para usar como complemento, e não como substituto, da supervisão dos pais.
•Ajude a proteger os seus filhos de janelas de publicidade ofensivas, com software que bloqueia janelas pop-up.
•Comece a ensinar aos seus filhos a importância da privacidade. Se um site encorajar as crianças a fornecerem os seus nomes para personalizar o conteúdo Web, ajude os seus filhos a criarem alcunhas para utilização online que não revelem nenhuma informação pessoal.
•Todos os membros da família devem agir como modelos a seguir pelos mais jovens, quando estes começam a utilizar a Internet.
in www.microsoft.pt

protejainternet@

Nenhum comentário:

Postar um comentário