quarta-feira, 6 de maio de 2009

Keylogger

Keylogger, é o um acrónimo derivado da língua inglesa que significa registo de teclado. A finalidade deste software é criar um registo de tudo o que é digitado. Servem para executar elaborados esquemas de fraude informática, os dados obtidos são enviados a um pirata informático ou Cracker, que utilizando estes programas para esquemas de Phishing, adquire conhecimento de informações pessoais das potenciais vítimas, que desconhecem por completo que existem keyloggers instalados no seu computador.
Quando navega na Internet deverá certificar-se de que possui, instaladas no seu computador ferramentas Anti-Spyware, uma boa Firewall e um Antivírus. Todos estes programas devem estar a funcionar e actualizados, para que mais eficazmente possam desempenhar as suas funções de defesa do seu computador.
O modo de infecção, mais frequente através de keylogger, são os falsos Email e falsos Links, por conseguinte, deverá ter sempre muita atenção, ao clicar em Links que apareçam em Emails de procedência duvidosa, pois podem configurar ameaças sérias ao seu sistema e pior aos seus dados pessoais. Existem até keyloggers especiais que surgiram com o advento de uma tecnologia de segurança, os teclados digitais, implementada para proteger os utilizadores dos keyloggers “tradicionais” que são os Screenloggers, que fotografam ou gravam imagens daquilo que o utilizador está a visualizar, enviando essas imagens para o pirata informático poder concretizar a sua fraude. Existe também um keylogger especialmente concebido para roubar as palavras-chave dos serviços de homebanking, a este tipo de keyloggers chama-se keybank.
Mantenha os programas actualizados, use sempre antivírus e efectue análises frequentes ao sistema para melhorar e optimizar a sua defesa. Abaixo ficam os links para ferramentas de defesa e protecção bem como de limpeza do seu computador.

protejainternet@

Trend Micro análise e online scan
Advanced System Care, limpeza e optimização do seu computador

Nenhum comentário:

Postar um comentário