quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Procon Latte um excelente Complemento (Parte II)

Procon Latte passo a passo:

12 - Na consola da aplicação vamos agora definir as opções do filtro principal.



13 - Nas opções do Filtro Principal (A), podemos definir várias soluções de filtragem, recomenda-se que se assinale a opção [ACTIVAR FILTRO PARA MATERIAL EXPLÍCITO], de seguida assinalamos a opção [PERSONALIZAR MENSAGEM DE AVISO],digitando na caixa abaixo (B) a mensagem que aparecerá quando o programa bloquear um sítio WEB, no modelo pré-definido, recomenda-se optar pela opção indicada, [MODERADO] (C), para efectivar as definições clique em [OK].




14 - Sempre que se registar um acesso não autorizado o browser apresentará o aspecto idêntico ao do exemplo aqui publicado com a mensagem que escrevemos, no caso bloqueamos o [hi5].



15 - Prosseguindo na escolha de opções de filtragem, voltamos à consola e à opção, [ACTIVAR FILTRO PARA MATERIAL EXPLÍCITO], clicando na sub-opção [EDITAR LISTA].



16 - Depois de clicar na opção [EDITAR LISTA], surjirá uma janela com duas opções de filtragem [PALAVRAS BLOQUEADAS] e [SITES BLOQUEADOS], nessas caixas poderemos adicionar todas as palavras e endereços WEB, que desejarmos restringir o acesso, poderemos manter a lista que lá se encontra ou apagar tudo e fazer listagens próprias. No exemplo mantivemos tudo e acrescentamos [hi5].



17 - Na mesma janela podemos observar o exame a palavras bloqueadas com três opções (A) que se recomenda deixar assinaladas, manter também a actividade de ambos os filtros (B), de seguida clicar em [APLICAR] (C), para termninar a definição das opções.



18 - Voltamos à consola e escolhemos a opção [LISTA BRANCA].



19 - Escolhemos a opção [ACTIVAR A LISTA BRANCA], na caixa de texto abaixo adicionamos endereços WEB seguros, no exemplo adicionamos o sapo.pt e o hotmail.com, de seguida clicamos na opção [OK].



20 - Voltamos à consola e escolhemos a opção [FILTRO PROFANO].



21 - Assinalamos a opção [ACTIVAR FILTRO DE PROFANO], adicionamos na caixa de texto palavras como as do exemoplo a vermelho, poderemos manter a lista que lá se encontra ou apagar tudo e criar uma lista nossa, de seguida clicar na opção [OK].



22 - Para finalizar as opções de filtragem voltamos à consola e à opção [FILTRO PRINCIPAL], onde escolheremos a opção [REDIRECCIONAR PÁGINA BLOQUEADA], neste caso sempre que se registar um acesso a um endereço WEB, não autorizado a browser encaminhará para a página indicada no caso do exemplo dado a página do Google.



Termina o Manual de Instalação e funcionamento deste complemento do Firefox, é apenas uma ajuda para uma navegação mais segura, não é uma solução, não abdique de estar com os seus filhos apenas porque instalou um sistema de filtragem de conteúdos, as crianças precisam mais do que ser proibidas, precisam que as ensine a ser prudentes, críticas, ponderadas e criteriosas, não se demita da sua função de MÃE e de PAI!

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário