sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Segurança na Internet para crianças


Numa atitude inovadora e de responsabilidade do Estado como garante da defesa do cidadão o Reino Unido vai incluir a partir de 2011, a Segurança da Internet como disciplina curricular para crianças a partir dos 5 anos. Notícia aqui.
Esta é uma excelente iniciativa pioneira a nível europeu. Por cá o costume, ou seja nada. Exceptuando o Município de Almeirim que desde 2001, faculta aos pais e outros agentes de educação, se bem que os professores também não estejam muito para aí virados, Formação gratuita na área da Segurança da Internet, o resto do país, começando pelos vários Governos, não consideram esta problemática, uma prioridade séria. Apesar de se sucederem casos e casos de quebras de segurança, de falta de regras e de falta de conhecimentos técnicos os vários Governos e os Municípios não equacionam sequer esse problema, o que existe são coisas ténues pouco exploradas e sem grande utilidade.
O que de melhor se faz em Portugal devemo-lo essencialmente a privados, como é o caso do excelente portal miudossegurosna.net, ou o caso deste pequeno blogue, onde sem pretensiosismo e com clareza se tenta alertar as consciências para uma realidade que continua infelizmente a passar ao lado da sociedade.

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário