sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Burla Informática

A Polícia Judiciária deteve dois suspeitos de burla informática, na zona de Aveiro. Os homens foram apanhados quando faziam compras num estabelecimento da cidade, usando cartões multibanco que não lhes pertenciam.
De acordo com a informação avançada pelas autoridades, a investigação ainda se encontra numa "fase muito inicial", mas suspeita-se que estes façam parte de um grupo organizado, que funcione a uma "escala nacional".
O acesso às contas das vítimas era conseguido através de esquemas de phishing, em que as próprias, seguindo instruções fornecidas online e convencidas de que estavam a ser contactadas pelo banco, forneciam os dados.
Os dados recolhidos junto dos titulares permitiram-lhes obter vários cartões de débito e respectivos códigos de acesso que eram depois utilizados na compra de artigos em lojas ou levantamento de dinheiro em máquinas ATM.
A polícia apreendeu diversos cartões e comprovativos das transacções comerciais. Embora não seja ainda possível avaliar os prejuízos, as autoridades admitem que estes ascendam aos "milhares de euros" e tenham sido afectadas "dezenas de pessoas".

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário