quinta-feira, 18 de março de 2010

Bullying - 5 perguntas outras tantas respostas!


O que é o Bullying?
Bullying é um termo utilizado na língua inglesa para caracterizar actos de violência física e ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (o bully ou “rufião") e ou um grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar e ou agredir, humilhar e ou maltratar, outro indivíduo e ou grupo de indivíduos incapazes de se defender. Uma das variantes, do bullying é o Ciberbullying.

O Bullying ocorre sempre da mesma maneira?
Não!
Este tipo de problema pode ocorrer em tipos diferentes de grupos e faixas etárias. Pode ocorrer em idades tão precoces como seja a das crianças da pré-escola, atravessando todos os graus de ensino, estendo a sua maléfica actuação ao meio universitário e indo até ao ambiente profissional em que assume o nome mais conhecido de assédio.

O Bullying ocorre sempre dentro de um determinado estrato social?
Não!

Uma das características que dificulta muitas vezes a correcta percepção da existência de situações de bullying, é o facto de agressores e vítimas serem oriundas de todos os estratos sociais.

O Bullying/Ciberbullying é democrata!

Que tipos de Bullyiing existem?
Podemos grosso modo enquadrar os seguintes tipos de bullying:
1 .Verbal: chamar nomes, ser sarcástico, lançar calúnias ou gozar com alguma característica particular do outro.
2 . Físico: puxar, bater, beliscar ou outro tipo de violência física.
3 . Emocional: excluir, atormentar, ameaçar, ignorar, manipular, amedrontar, chantagear, ridicularizar.
4. Racista: toda a ofensa que resulte da cor da pele, de diferenças culturais, étnicas e ou religiosas.
5. Cyberbullying: É o bullying praticado utilizando as novas tecnologias.

Que diferenças existem no Bullying?
1. Bullying directo.
2. Bullying indirecto

O Bullying directo é por norma mais utilizado por rapazes, envolve o recurso à violência física, e outras formas físicas de humilhar a vítima.

O Bullying indirecto, por norma é mais utilizado por raparigas e por crianças mais pequenas de ambos os sexos, envolve preferencialmente a vertente de humilhação social, é aqui que podemos enquadrar o Ciberbullying.

@protejainternet

16 comentários:

  1. muito bom,meu trabalho ficou otimo com este site
    meus parabens aos que fizeram!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. isso me ajudou mto mto pouco :@

    ResponderExcluir
  3. Muito Bom Pois estava fazendo um trabalho da escola e eram essas perguntas

    ResponderExcluir
  4. muito bom pois ajuda a ter uma ideia , como menhorar

    ResponderExcluir
  5. eu acho que o bullyng e um ato muito feio

    ResponderExcluir
  6. oque o bullying pode causar em uma pessoa ?
    ou seja (sentimento)

    ResponderExcluir
  7. adorei esse site,pois ensina muito as pessoas a saber mas sobreo bullying,e pode ter certeza de que as pessoas que ñ gostaram desse site,pode ser autoras do bullying.

    ResponderExcluir
  8. Janeteê, ele ta me bullyinando, ta me querendo, ta querendo o meu corpoo ...

    ResponderExcluir
  9. Esse assunto é importante e atual nas escolas de todo estado muito bom.

    ResponderExcluir
  10. muitoo chatooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  11. que chatoooooooooooooooooooooooooooooooooooo cahtiseeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee chato demais aff´s que raiva não queroooooooooooooooooooo fazer nada muito chato so conpiei por que meu prof de informatica mandou fazer essa a pesquisa

    ResponderExcluir
  12. Muito massa meu professor de PROERD adorou

    ResponderExcluir
  13. Meu professor de PROERD adorou e achei a resposta certa😃😃😃😃

    ResponderExcluir