segunda-feira, 8 de março de 2010

Comodo Firewall

Possuir uma Firewall é muito importante, nos posts seguintes veremos como instalar e funcionar a firewall Comodo, um importante complemento de segurança para a sua máquina. Esta é uma das mais poderosas aplicações Firewall em versão Freeware - Software Livre

1 - Aceda ao endereço: http://personalfirewall.comodo.com/

2 - Depois do site carregar aparece a página de entrada, deverá clicar na opção [FREE DOWNLOAD] (1), para descarregar o ficheiro.


3 - Na página seguinte escolha a opção [CLICK TO DOWNLOAD] (1).


4 - No passo seguinte, surgirá um janela de diálogo (1), com a opção para descarregar o ficheiro do programa, clique na opção [DOWNLOAD] (2).


5 - Depois do download executado, deverá surgir um ícone idêntico ao mostrado abaixo. Trata-se do executável do programa, clique sobre esse ícone para começar a instalação.


6 - Seguidamente surgirá uma nova caixa de diálogo, neste caso um Aviso de Segurança (1), que lhe pergunta se deseja executar a instalação, clique na opção [EXECUTAR] (2), para correr a aplicação.


7 - Surge de seguida o instalador da aplicação (1), poderá modificar a linguagem de instalação (2), mas dado que os dois idiomas disponíveis são ainda mais complexos que o inglês aconselhamos a manter a definição de origem, mais tarde poderá configurar a opção da consola para Português, clique de seguida na opção [OK] (3).


8 - Surge depois uma pequena janela que indica que o programa está a iniciar.


9 - A janela seguinte do instalador, vai solicitar a sua concordância com a licença de utilizador, este é um procedimento normal em todo o tipo de software, incluindo este exemplo de freeware, clique na opção [I ACCEPT] (1).


10 - Na opção seguinte do instalador (1), poderá indicar em endereço de correio electrónico (2), para onde serão enviadas informações sobre os produtos da Comodo, este dado é opcional. De seguida clique na opção [NEXT] (3)


11 - A janela seguinte do instalador (1), mostra as funcionalidades que vem no pacote de instalação (2), poderá escolher as opções que desejar, neste caso vamos apenas instalar a Firewall, de seguida clicamos na opção [NEXT] (3).


12 - O instalador (1), prosseguirá então com a descarga dos pacotes de instalação (2) indicados, quando estiver concluído clique na opção [NEXT] (3).


13 - No passo seguinte surge a janela do Instalador do Windows


14 - Neste passo poderá escolher o local onde o instalador irá colocar os ficheiros da aplicação,clicando na opção [CHANGE](1), pode ver o directório em que esses ficheiros serão guardados na caixa de endereços (3). De seguida clique na opção [NEXT] (2).


15 - Na opção seguinte escolha o nível de segurança da firewall (1), clicando numa das três possibilidades oferecidas. De seguida clique na opção [NEXT] (2).


16 - Na opção seguinte, poderá decidir ser deseja ser incluido na comunidade de utilizadores desta aplicação benificiando assim de alertas sobre ameaças que outros utilizadores descubram (1), escolhida a opção clique em [NEXT] (2).


17 - A opção seguinte terá de ser criteriosa, porque poderá implicar problemas posteriores na sua ligação. Assim se utiliza uma ligação doméstica poderá escolher a opção (1), o que implica que o DNS, do seu computador será modificado. Caso utilize um computador de um rede administrada localmente, por exemplo um terninal do Munícipio de Almeirim, deverá escolher a opção (2), mantendo o DNS atribuído à sua máquina. Seguidamente clique na opção [NEXT] (3).


18 - As opções seguintes (1), permitem-lhe definir uma página inicial e um motor de busca predefinidos sugeridos pela aplicação. Poderá não escolher nenhuma dessas opções devendo de seguida em qualquer dos casos clicar na opção [NEXT] (2).


19 - No passo seguinte clique na opção [INSTALL] (1), para continuar a instalar as definições que escolheu.


20 - O instalador vai proceder a essa instalação.


21 - A janela seguinte indica que a instalação está concluída e a licença está activada, clique na opção [FINISH] (1) para terminar.


22 - Todas as tarefas estão concluídas, clique na opção [[FINISH] (1).


23 - Na janela seguinte é-lhe solicitado que reinicie a máquina para que a aplicação inicie, clique na opção [YES] (1).


@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário