segunda-feira, 1 de março de 2010

Conhecer o Correio Electrónico



Ferramenta amplamente utilizada, para comunicar o correio electrónico, encerra algumas especificidades, que convém conhecer, publicamos hoje a primeira parte de uma série de artigos intitulados " Conhecer o Correio Electrónico", esta série de artigos tem como objectivo fornecer aos utilizadores do correio electrónico alguns conhecimentos para que a utilização deste meio de comunicação seja mais conscienciosa, tendo perfeita noção de eventuais perigos que a utilização dessa óptima ferramenta, possa conter.

1 - Numa mensagem de correio electrónico, o campo [Para], indica os destinatários primários de uma mensagem.

2 - Numa mensagem de correio electrónico, o campo [CC] ou Carbon Copy, indica os destinatários secundários de uma mensagem, aqueles que irão receber uma cópia da mensagem dirigida a outro. A lista de destinatários cc é visível para todos os outros destinatários da mensagem.

3 - Numa mensagem de correio electrónico, o campo [BCC] ou Blind Carbon Copy a cópia oculta assim enviada esconde os endereços de correio electrónico dos seus destinatários.

NOTA: Ao enviar um e-mail para vários destinatários, podemos esconder os seus endereços. Esta é uma sensata precaução anti-spam porque evita fazer uma longa lista de endereços de correio electrónico disponíveis para todos os destinatários, que é o que acontece se alguém quisesse colocar cada endereço no campo [Para] ou no campo [Cc]. Por esta razão, faz sentido usar o campo [Cco]. Até porque existem vírus especializados em recolher endereços de correio electrónico da pasta de ficheiros cache ou da lista de endereços.

As mensagens de correio electrónico são essencialmente constituídas por duas secções principais:
4 - O Cabeçalho. Estruturado em campos como o resumo, o remetente, o destinatário e outras informações sobre a mensagem.
5 - O Corpo de Texto. A mensagem de texto não estruturada, contendo por vezes um bloco de assinatura no final. Este campo é exactamente o mesmo que o corpo de uma mensagem normal escrita em suporte tradicional (papel).

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário