terça-feira, 2 de março de 2010

Conhecer o Correio electrónico

Continuamos a analisar algumas das características das mensagens de correio electrónico, neste segundo artigo, veremos os Header ou cabeçalhos do correio electrónico.


O que é um [Header] ou cabeçalho de correio electrónico?
O cabeçalho do e-mail é a informação que viaja com cada correio electrónico, contendo detalhes sobre o remetente, canal de envio e receptor. É como um bilhete de avião, diz-lhe quem enviou o correio electrónico, as informações de partida, quando o e-mail foi enviado, a rota ou seja de onde foi enviado e como chegará ao seu destino, quem é o receptor e quando foi recebido.

Como ver os cabeçalhos do correio electrónico?
Depende do seu servidor de e-mail. Aqui está uma lista detalhada de programas de servidores de e-mail.

Quais os métodos para visualizar os cabeçalhos?
Existem vários consoante os servidores de correio electrónico, num próximo artigo veremos os mais comuns.

Como interpretar os cabeçalhos do correio electrónico?
Partindo do pressuposto de que você quer ler um cabeçalho de e-mail porque quer saber quem realmente o enviou, vamos dar um exemplo, vamos ignorar as tags de cabeçalho que não dão informações precisas sobre o remetente. Recebemos a seguinte mensagem de correio electrónico e queremos saber quem é o remetente.
Vamos então analisar o cabeçalho da mensagem de e-mail!



Como poderá ter percebido, existem três pontos de partida com a tag [Recebido] (1), (2) e (3), cada um deles foi adicionado ao cabeçalho do e-mail por servidores de e-mail, enquanto o e-mail navegou do remetente para o receptor. Como o nosso objectivo é apenas saber quem a enviou, vamos preocuparmo-nos apenas com o último, linhas azuis.
Ao ler a tag [Received] (4), ficamos a saber que o e-mail foi enviado via [corporate2.fx.ro], que é o domínio do servidor de correio electrónico do remetente, usando o IP 193.231.208.28. O e-mail foi enviado usando o SMT (5) ( "com ID ESMTP") do servidor de correio chamado mail.fx.ro.
Olhando mais para a mensagem, tenha atenção à tag [X-Originating-IP] (6), esta tag por norma apresenta o verdadeiro endereço IP do remetente. Imediatamente abaixo a tag [X-Mailer] (7) informa-nos sobre que servidor de e-mail foi usado para enviar o e-mail, neste caso, o e-mail foi enviado usando o servidor FX Webmail.

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário