terça-feira, 27 de abril de 2010

Problemas no software McAffee


Os utilizadores afectados pelo erro de actualização dos produtos da McAffee vão ser recompensados financeiramente. A empresa de segurança informática anunciou que irá devolver o montante que os seus clientes tenham desembolsado para resolver o problema.
Ao confundir um ficheiro WindowsXP válido com um programa malicioso, a McAfee levou à paragem de um número indeterminado de PCs entre quarta e quinta-feira, que poderá ter chegado às dezenas de milhar em todo o mundo.
O sistema alertava erradamente para a detecção de um vírus, desactivando as aplicações abertas e, em alguns casos, dependendo das parametrizações das máquinas, reiniciava continuamente o computador.
"Estamos comprometidos em pagar valores razoáveis", refere a empresa num comunicado disponibilizado online, acrescentando que fornecerá mais informação nos próximos dias.Os clientes residenciais da McAfee afectados terão igualmente direito a dois anos de subscrição gratuita dos produtos da empresa.
in, http://tek.sapo.pt/

O que é um Falso Positivo?
O Falso Positivo nos antivírus de computador funciona da mesma forma que nos seres humanos. Existe um diagnóstico que aponta para a existência de determinada doença. Porém, após uma série de exames, para confirmar o diagnóstico chega-se a conclusão de que o primeiro exame estava errado e que o doente não tem a doença referida.
Nos antivírus, o caso de falso positivo equivale a fazer um rastreio do computador com o seu antivírus e este começar a enviar arquivos que não possuem nenhuma espécie de malware para pasta de quarentena, ou apenas solicitar que você tente desinfectar um arquivo que na verdade não possui infecção nenhuma.
Tal facto é actualmente muito comum, visto que, todos os dias, surgem diversos tipos de novos malware na rede, o que pode ocasionar, que o antivírus acabe em alguns casos, por cometer um erro na forma como analisa esse malware, tratando arquivos que estão, digamos saudáveis, como se de arquivos infectados se tratassem. Quando o antivírus faz esse tipo de análise errónea, estamos perante um caso de falso positivo nos antivírus.


Consultar o portal da empresa aqui!

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário