quarta-feira, 9 de junho de 2010

W32/Koobface.worm - Um virus do Facebook!



Actualmente os serviços da Internet mais atacados são as redes sociais Facebook, Myspace e Twitter. Esse ataque é levado a cabo através de vírus malicioso o W32/Koobface.worm, este malware está a provocar muitos estragos e contratempos aos utilizadores deste tipo de serviços.
Muitos utilizadores do Twitter estão com as contas suspensas, foi uma das medidas de segurança implementada pelo Twitter para tentar conter a disseminação do vírus Koobface.
O método de infecção é simples o vírus Koobface envia mensagens através do perfil infectado de uma conta do Facebook, do Twitter ou do Myspace, depois do envio os destinatários dessas mensagens acabam por clicar no link que está na mensagem.
Esse link contém um código malicioso de malware que infecta o computador do utilizador, desta forma o Koobface alastra rapidamente.
Existe muitos perfis fantasma no próprio Twitter, no Facebook e no Myspace que são utilizados para espalhar malware para outros perfis de outros utilizadores. Esses perfis falsos ou fantasma são muitas vezes páginas de uma pessoa do sexo feminino, quase sempre com uma fotografia em biquini, onde se pode ler que essa pessoa procura novas amizades e ou relacionamentos com homens.
O conteúdo da mensagem enviada pelo Koobface, pode conter links para fotografias, para vídeos, para músicas e ou para outros sítios de Internet, onde o utilizador verá coisas que potencialmente lhe interessem e ou despertem a atenção, na realidade o que acontece ao clicar nesses links é que o utilizador é direccionado para uma página falsa que contém malware. Esse malware instala um antivírus falso e ainda faz com que o computador do utilizador seja transformado num Servidor de Proxy, passando a ser um foco de infecções.
Muitos utilizadores executam o arquivo [setup.exe] pensando que é um legítimo programa de instalação de um anti vírus.

Cuidados de Segurança

1. Instale sempre um antivírus e actualize as suas definições todos os dias, logo após aceder à Internet, aliás a primeira coisa que deverá sempre fazer assim que liga o computador à Internet é actualizar o antivírus.
2. Faça um scan ao computador com o antivírus pelo menos uma vez por semana.
3. Instale um anti spyware.
4. Instale uma firewall que deverá estar sempre activada.
5. Active as actualizações automáticas do Windows.
6. Limpe o computador de arquivos temporários, utilize o CCleaner.
7. Tenha cuidado ao clicar em links que lhe são enviados.
8. Não aceite pedidos de amizade de pessoas que não conhece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário