quarta-feira, 28 de julho de 2010

Personal Software Inspector by Secunia

No artigo de hoje continuamos a analisar a aplicação PSI, como já dissemos anteriormente esta é uma excelente aplicação que nos permite verificar o software que se encontra instalado na nossa máquina, e que nos informa se esses programas estão desactualizados. Hoje veremos o funcionamento da aplicação.

1 - Depois de instalado, o programa correrá sempre que ligar a máquina aparecendo o ícone na [ÁREA de NOTIFICAÇÃO] do seu computador.


2 - Clicando com o botão direito do rato no ícone poderá abrir uma caixa de funções do programa.


3 - Depois de aceder ao programa clicando no atalho que está no [AMBIENTE DE TRABALHO]do seu computador ou no ícone do programa presente na [ÁREA de NOTIFICAÇÃO], o programa iniciará com a seguinte caixa.


4 - Aparece a consola da aplicação, este software apresente dois modos de funcionamento, [SIMPLES] e [AVANÇADO](1), apresenta também um botão que permite iniciar a pesquisa do software instalado (2).


5 - Escolhemos o modo [SIMPLES] (1), clicamos na opção [INICIAR EXAME], e o programa começa afazer o seu trabalho como podemos atestar pela barra de preenchimento de cor azul que vai aparecendo bem como a percentagem da busca.


6 - Podemos continuar a seguir o progresso do exame (1), mas podemos também se necessário parar o programa clicando na opção [PARAR O EXAME] (2).


7 - Concluído o exame o programa apresentará a seguinte indicação.


8 - A página do exame apresenta inclusivamente um gráfico de actividade, para continuar basta clicar na opção assinalada [FECHAR].


9 - Caso exista software desactualizado o programa apresenta a caixa seguinte, dando também a possibilidade de actualizarmos esse software com um link directo para descarregar os ficheiros de actualização, assinalado com o circulo vermelho, esse link irá abrir numa nova janela do browser e o utilizador terá de fazer a descarga e instalação do software.
onblur="try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}" href="http://4.bp.blogspot.com/_rr-MLFMT7x0/TFAQ47te6wI/AAAAAAAAAuY/x6LwQSqia_g/s1600/29.JPG">

10 - Depois do primeiro exame concluído, poderemos registar-nos no endereço da Secunia, como utilizadores deste programa, para isso clicamos na opção assinalada a vermelho, as vantagens são essencialmente ficar sempre actualizado em relação a novas aplicações e registar a licença de utilizador desta aplicação.


11 - Depois de clicarmos na opção indicada no ponto anterior acedemos a um formulário que teremos de preencher com os nossos dados, escolhendo a nossa localização (1), o perfil de utilização (2) e clicando na opção [SALVAR PERFIL] (3), para finalizar o registo.


12 - No passo seguinte do registo aparece uma mensagem que nos avisa que foi enviado para o endereço de correio electrónico que fornecemos uma mensagem de confirmação, deveremos abrir o mail e clicar no link para confirmar a nossa conta, na caixa clicamos no opção [OK], para continuarmos a trabalhar com a aplicação.


13 - A consola do programa apresenta também, a possibilidade de recorrermos ao Fórum, onde outros utilizadores do programa colocam questões e se ajudam, a única pecha prende-se com o facto do fórum ser inteiramente na língua inglesa.



Num futuro artigo analisaremos o modo Avançado desta aplicação e exploraremos as suas possibilidades.

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário