sábado, 5 de fevereiro de 2011

EU Kids Online



A conferência Eu Kids Online 2 Portugal, decorreu no dia 4 de Fevereiro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em Lisboa. Foi um evento muito importante, tendo em conta que durante esta conferência nos seus vários paneis foram escalpelizados os resultados do estudo europeu sobre a utilização da Internet por crianças dos 6 aos 16.
Notou-se com agrado a presença de cerca de 50 representantes de outras tantas escolas, o que revela o crescente interesse das escolas nesta temática o que é de exultar. Também estiveram presentes representantes de várias universidades, ao todo cerca de 200 pessoas assistiram a um evento leve e bem-disposto, que tratou com afabilidade um tema bastante sério.
Muito foi dito, lançadas algumas pistas interessantes, algumas das opiniões expressas pelos ilustres oradores, não serão isentas de discussão e até polémica, as certezas absolutas nunca são boas políticas. Ainda assim as conclusões imediatas apontam para um excelente evento que trouxe uma nova luz e diferentes abordagens à questão da segurança da Internet. Uma certeza porém ficou desta conferência, existe um enorme fosso entre os investigadores e os utilizadores, a formação é essencial.
É essencial dar formação a professores, pais e às próprias crianças, neste capítulo, por causa das relações de proximidade os municípios desempenham um papel muito importante, pelo que foi muito desanimador verificar que na conferência apenas o Município de Almeirim estava representado.
Aguardamos entretanto pela saída do relatório do Projecto Europeu de Grooming Online, sobre as mais recentes propostas sobre tipos de predadores online e a sua classificação, será interessante cruzar estes resultados com os resultados obtidos com o estudo EU Kids Online.




@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário