quinta-feira, 19 de maio de 2011

Recursos Educativos Abertos para Bibliotecas Escolares



Iniciativas para a Segurança da Internet

As bibliotecas escolares são excelentes ferramentas, para o desenvolvimento de actividades multidisciplinares, com isso em mente o Projecto @ProtejaInternet, propõe hoje uma série de recursos que podem ser consultados e descarregados pelos responsáveis das bibliotecas escolares, no sentido de, nas escolas promoverem uma cultura de segurança na utilização da Internet, através da realização de actividades. Com tempo serão disponibilizados mais recursos que de forma gratuita ficarão ao dispor de todos os que os quiserem utilizar.

1. Contrato de Utilização.
Conceber um contrato de utilização dos computadores da biblioteca escolar, de forma colaborativa com os alunos, elaborar um documento com regras, direitos e deveres sobre a utilização dos equipamentos informáticos disponibilizados pela biblioteca.

Exemplo de contrato.

2. Envolver os alunos nas questões da segurança da Internet. Realizando sessões de esclarecimento utilizando as apresentações abaixo disponibilizadas, para de uma forma simples falar de temas importantes.
2.1 Organizar sessões em que mostra apresentações temáticas sobre a segurança Internet, pode descarregar do Scribd, os links estão associados ao tema basta clicar e seguir a hiperligação.

A privacidade
O Facebook
O Phishing
Ciberbullying
Os perigos
Aprender a contribuir
Os Direitos de Autor

2.2 Questionários, jogos e outras iniciativas. Através do preenchimento de questionários sobre segurança da internet, jogos e outras iniciativas como, jornais e blogues, promover o conhecimento sobre a temática da segurança da Internet.

Sugestão de recursos a implementar:

Questionários: Para os alunosPara os pais e professores
Jogo da Segurança – Comissão Europeia
Criar com os alunos um Clube da segurança
Criar com os alunos um Jornal de divulgação
Criar com os alunos um Blogue
Criar com os alunos um Twitter

3. Descobrir o Ebook. Um incentivo à leitura.

Projectos Ebook online
Instituto Camões
Projecto Gutenberg
Europeana
Biblioteca Nacional de Portugal
Google Books
Wikisource

4. Envolver a escola. Promover actividades dentro da escola que alertem para as questões da segurança da internet e tudo o que isso implica.

4.1 Promover conferências e debates. Comemorar o Dia da Segurança da Internet, desenvolver actividades na escola que envolvam a comunidade, no sentido de alertar para as questões da segurança da internet.

4.2 Desenvolver recursos próprios através da elaboração de recomendações de utilização e da necessidade de cada utilizador zelar pela sua segurança contribuindo assim para a segurança de todos.

5. Se considerar necessárias acções de Formação, contacte-nos através do endereço: protejainternet@gmail.com


@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário