terça-feira, 20 de março de 2012

Zoodles - Browser para crianças!


"A ideia para o Zoodles nasceu quando Mark viu sua filha de 4 anos de idade, Abbie, a lutar para utilizar o computador. Mark começou a questionar-se porque tinham as crianças de estarem constantemente a adaptar-se aos computadores ao invés de serem os computadores a adaptar-se às crianças. Depois de falar com dezenas de outros pais, ficou claro que estavam todos igualmente frustrados com as experiências dos seus filhos em relação aos computadores.
Animado por essa ideia, Mark decidiu que era hora de construir uma experiência online segura, divertida e educativa para as crianças que também permitisse aos pais a informação e controlo que eles desejavam. Depois de discutir a idéia com seu amigo, Rich, eles decidiram formar uma empresa para construir o Zoodles." 


Trazemos hoje um tutorial sobre a instalação e funcionamento desta aplicação, que permite uma navegação segura às crianças, não há bela sem senão, neste caso os interfaces estão todos em inglês, o que obriga à utilização em conjunto, o que é óptimo, da criança e da mãe ou do pai, numa viagem comum de descoberta.

Tutorial




1 - Comece por aceder ao enderço: http://www.zoodles.com (1), para iniciar o processo de instalação clique na opção [GET ZOODLES FOR FREE] (2), caso queira verificar como se processa a instalação pode ver o pequeno vídeo que o site disponibiliza (3).


2 -  Para iniciar o processo, comece por digitar um endereço de correio electrónico válido e a respectiva password, é também disponibilizado um vídeo sobre a aplicação (2), poderá também optar por efectuar o login através da sua conta de Facebook.


3 - Depois de ter digitado o seu endereço e password (1), clique na opção [CREATE MY ACCOUNT] (2).


4 - Na página seguinte, digite um nome para a criança (1), de seguida a data de nascimento (2), tem também opções que pode escolher, que só estarão disponíveis na versão paga (3), de seguida clique na opção [CREATE PLAYGROUND] (4).

5 - Digitadas as informações necessárias, clique na opção [CREATE PLAYGROUND] (1), para prosseguir com a instalação.

 6 - Na página seguinte, consegue já ver o nome da criança (1), a opção gratuita e a opção paga (2), pode ainda adicionar outra criança clicando na opção [ADD ANOTHER CHILD] (4), clicando de seguida na opção [CONTINUE].

7 - Na página seguinte pode optar entre as várias opções pagas (1) ou a versão gratuita, que é aquela que escolhemos para ilustrar este tutorial, por conseguinte clicamos na opção [CHOOSE BASIC] (2).

8 - Clique na área indicada para iniciar a instalação (1), ou pode também optar por instalar manualmente, através do download dos executáveis da aplicação (2).

9 - Na página seguinte, clique na opção [INSTALL NOW] (1).

9(a - Nesta mesma página tem um tutorial sobre a instalação da aplicação ADOBE AIR.


10 - De seguida o processo de instalação pedir-lhe-á a instalação do aplicativo ADOBE AIR, deverá clicar na opção [SIM] (1).


11 - O processo de instalação prossegue (1).

 12 - Na opção seguinte dará início à instalação do aplicativo ADOBE AIR, clicando na opção [INSTALAR] (1).

13 - Na caixa de diálogo seguinte, por defeito já vem assinaladas as opções de instalação do aplicativo (1), a pasta onde será instalado (2), que poderá modificar clicando na opção (3) definido outra localização, para prosseguir clique na opção [CONTINUAR] (4).

14 - Na caixa seguinte, é-nos mostrado o contrato de utilização (1), para continuar a instalação deverá clicar na opção [CONCORDO] (2).

16 - Após concordar com o contrato de utilização, o aplicativo inicia a sua instalação (1).



17 -  A instalação está concluida e o atalho do programa surge no ambiente de trabalho do seu computador.

18 - Quando iniciar a aplicação esta será a página inicial que lhe irá  aparecer.

19 - Vamos começar por explorar a página inicial da aplicação, clicando na opção [TAKE THE TOUR] (1), irá aceder a um pequeno vídeo que apresenta a aplicação. (Note que todo o interface está em língua inglesa, vídeos incluindos).



20 - Clique para ver o vídeo de apresentação (1).

21 - Na opção seguinte exploramos a opção [PARENT PLAY-ALONG MODE) (1).

22 - Esta opção permite-lhe utilizar a aplicação de modo mais livre em conjunto com os seus filhos, no entanto deverá insserir a password que forneceu com o endereço de correio electrónico (1) e de seguida clicar na opção [PLAY ALONG] (2).

23 - Pode também clicar apenas na área da criança (1) para aceder à aplicação, esta no entanto está limitada, para segurança da criança.


24 - Quer entre num modo ou no outro, esta é a página inicial da consola de utilização, uma barra de ferramentas com vários conteúdos (1), botões para avançar e retroceder dentro do conjunto dos conteúdos (2). Sendo esta primeira a área dos jogos, onde são disponibilizados uma série de jogos educativos.

25 - Na área [ART] (1), a criança poderá dar largas à sua veia artistíca.

26 - A área [BOOKS] (1), onde aparecem livros de histórias.


27 - A área correio electrónico onde poderá configurar um endereço seguro para a criança utilizar.

 28 - E a área dos favoritos onde podem ser adicionados conteúdos seguros para a criança utilizar.


29 - Para sair da aplicação dispõe de dois botões, o primeiro (1) permite-lhe sair definitivamente da aplicação, tendo apenas de digitar a palavra [QUIT], conforme veremos na imagem seguinte. O segundo botão (2), serve para retroceder para a página inicial de escolha do tipo de utilizador, idêntica aos pontos 20 e 22 deste tutorial.
 
30 - Conforme dito no ponto seguinte para sair completamente da aplicação terá  ainda de digitar a palavra [QUIT](1), de seguida clicar na opção [OK] (2), se desejar pode ainda ocultar esta caixa clicando no botão assinalado em (3), adiando a saída.

Esperamos que gostem de utilizar esta aplicação, pode ser bastante útil nos primeiros tempos de interacção entre as crianças e os computadores, tem este pequeno senão da língua inglesa, mas até isso pode ser benéfico, pois enquanto aprende a utilizar o computador a criança pode também ir dando os seus primeiros passos na língua inglesa. Visitem o endereço da aplicação que merece uma visita atenta pois possui conteúdos muito bons.

@protejainternet  
 



 
 
 


 

 
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 


 
 

 
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário