terça-feira, 10 de abril de 2012

Keepass - Gestor de Passwords

Na sequência do artigo anterior que versava sobre os softwares de gestão de passwords, no artigo de hoje trazemos um pequeno tutorial, sobre um desses programas, escolhemos o "Keepass", futuramente exploraremos outros softwares com a mesma função.

1 - Digite o endereço http://keepass.info/download.html, para aceder ao download do programa.


2 - De seguida clique na opção indicada (1) para fazer o download do programa.

3 - Depois de concluir o download, deverá procurar o executável do programa, que será conforme à imagem aqui reproduzida.


4 - No passo seguinte, clique no executável para abrir a caixa de execução do programa (imagem), clique de seguida na opção [EXECUTAR] (1)


5 - Na caixa seguinte, poderá definir o idioma de instalação (1), clicando seguidamente na opção [OK] (2).



6 - Para continuar a instalação clique na opção [SEGUINTE] (1).
  

7 - O passo seguinte solicita que aceite o contrato de utilização (1), assinale a opção [ACEITO O CONTRATO] (2), e clique na opção [SEGINTE] (3).


8 - Durante este processo de instalação poderá modificar o local de instalação do software na opção indicada (1), de seguida clicar na opção [SEGUINTE] (2).


9 - Nesta nova operação, deverá adicionar o extenção [kdb] (1) ao programa, podendo também escolher a opção para adicionar um atalho para o programa no ambiente de trabalho, clique depois na opção [SEGUINTE] (2).


10 - Clique na opção [INSTALAR] (1) para confirmar a instalação.


11 - Para terminar retire o "check" nas opções indicadas (1), e clique na opção [CONCLUIR] (2).


 12 - No seu ambiente de trabalho surgirá um ícone idêntico ao da imagem (1), que servirá de atalho para aceder ao programa.



  13 - Ao aceder ao programa irá abrir a consola (1).


14 - Seguidamente clique na opção [FILE) (1) e de seguida na opção [NEW] (2).


15 - Na opção seguinte irá criar uma palavra passe para o programa (1), digite essa palavra no local indicado (2).

 16 - Começe por digitar a palavra chave pretendida (1), não esqueça da mesma pois será necessária sempre que queira aceder ao programa. Poderá clicar na opção indicada (2) para verificar a palavra que escolheu. Nesta opção pode associar a palavra chave a um ficheiro (3), para finalizar clque na opção [OK] (4).


17 - No passo seguinte clique na opção indicada (1), para começar a adicionar palavras passe que utilize noutros programas (2).

18 - Na caixa seguinte poderá adicionar as palavras chave que necessitar.

19 - Para adicionar uma nova entrada comece por seleccionar o tipo de serviço onde utiliza a password (1).


20 - Na janela da nova entrada, depois de escolher o grupo, digite o local a que pertençe a password (1), de seguida o username(2) com que usa essa palavra, de seguida digite a password (3), pode adicionar o endereço Web do local (4), pode também escrever algumas notas acerca dessa password (5).
Pode também escolher uma data para a password expirar (6), definindo inclusivamente o dia hora e quanto tempo essa password poderá estar activa (7), para concluir clique na opção [OK] (8).


 21 - A palavra chave que guardou aparece agora na consola (1). Para sair do programa clique na opção [FILE] (2) e de seguida clique na opção [EXIT] (3).

Esperamos que utilize este tipo de software que pode ser uma excelente ajuda para gerir as suas passwords, recordamos no entanto que não existem programas com segurança total, este é também um software passível de ser "pirateado". Mantenha o computador sempre actualizado e protegido.

@protejainternet




Nenhum comentário:

Postar um comentário