sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Sexting!




O que é?
O termo “Sexting” é um acrónimo retirado da língua inglesa e resulta da junção de duas palavras, “sex” e “texting”, referindo-se inicialmente à acção de divulgar conteúdos eróticos e sensuais através das mensagens SMS, passou também a abarcar, com o avanço tecnológico e a capacidade cada vez maior dos equipamentos móveis, o envio de fotografias e de vídeos, com o mesmo tipo de conteúdos. Tornou-se numa prática comum entre crianças e adolescentes, que divulgam esse tipo de conteúdos, através da Internet, utilizando imagens obtidas através de câmaras fotográficas digitais, webcams, smartphones, tablets e outro tipo de equipamentos que permitam a captura de imagem.
No artigo de hoje trazemos um exemplo do calão utilizado, neste caso em língua inglesa, dado que é o mais utilizado, visto ser o idioma inglês uma língua franca da Internet. Este calão é utilizado pelas crianças e jovens, de modo a ocultar as suas actividades, dos adultos e dos pais.

Perigos e consequências
Um dos perigos maiores do sexting, reside na pedofilia e predadores sexuais, que se movimentam pelas redes sociais em busca de “presas”, que caiam nas suas artimanhas e desse modo se exponham, podendo muitas vezes uma simples fotografia, dar origem a casos de chantagem, que podem terminar de forma dramática, como foi o caso da adolescente canadiana Amanda Todd, caso recente e tratado anteriormente neste blogue.
Existem também, perigos de adição, ainda que não inteiramente confirmados por estudos científicos, existem porém indícios de que o sexting, pode afectar o desenvolvimento cognitivo e referencial das crianças, toldando o seu desenvolvimento estrutural do cérebro e levando a futuros comportamentos desviantes e a consequentes problemas comportamentais, mais uma vez se afirma, que estas evidências não são dados adquiridos nem existe até ao momento suporte científico, o que existem são indícios que nos levam a supor a existência de tais problemas.

O que podemos fazer?
O essencial é sempre manter uma relação aberta com as crianças, essa relação tem que ter por base o diálogo e a confiança mútua. Explicar às crianças o conceito de privacidade e a necessidade de zelarmos pela nossa privacidade, tendo o cuidado de fazer as crianças entender, que tudo o que publicamos na Internet, está publicado para o mundo e nunca sabemos quem utilizará e de que modo utilizará aquilo que colocamos na Internet.
Ter noção que em idades mais avançadas, 16, 17 ou 18 anos, existem consequências legais que não podem ser esquecidas, a mais simples imagem pode ser considerada como pornografia infantil e como tal alvo de acção por parte do poder judicial, com as inevitáveis consequências para a pessoa implicada nesses actos.


Acrónimo
O que significa em inglês
Tradução
8
Oral Sex
Sexo Oral
143
I Love You
Amo-te
DUM  
Do You Masturbate?
Masturbas-te
GNOC           
Get Naked On Cam
Despe-te na webcam
GYPO
Get Your Pants Off
Tira as calças
GNRN
Get Naked right Now
Tira a roupa
IWS    
I Want Sex
Quero sexo
RUH   
Are You Horny?
Estás excitado/a
TDTM
Talk Dirty To Me
Diz palavrões
S2R   
Send To Receive
Envia para receberes
NIFOC           
Naked In Front Of Computer
Nu frente ao computador
SorG  
Straight Or Gay?
Hetero ou gay
PAW  
Parents Are Watching
Pais estão a ver
PIR     
Parent In Room
Pais na sala
POS  
Parent Over Shoulder
Pais a olhar para mim
YWS  
You Want Sex
Queres sexo
WYCM          
Will You Call Me
Ligas-me
RU18 
Are You 18?
Tens 18 anos
CD9 /
Code 9           Parent / Adult around
Código 9/ adulto ou pai por perto
NALOPKT    
Not A Lot Of People Know This
Não há muita gente que saiba disto
 


 Links sobre o tema:

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário