segunda-feira, 24 de abril de 2017

O Desafio “Blue Whale” (Baleia Azul)






O que é?
Na prática é uma espécie de jogo online, onde ao jogador são propostos desafios que deve cumprir durante 50 dias, devendo posteriormente publicar nas redes sociais imagens onde prova que cumpriu as tarefas impostas, os desafios são impostos por um tutor que vai acompanhando os progressos.

Quais são os desafios?
Os desafios, são impostos para serem cumpridos quase sempre às 04.20h da manhã. Existem desafios como, cortar o lábio, ver um filme de terror, ou subir a um telhado, entre outros de igual teor mórbido, sendo que a missão final apela ao suicídio do jogador.

Quais as consequências
Existem já alguns relatos, muitos a necessitar de confirmação oficial, de suicídios provocados por este tipo de interacção em redes sociais, os números apontam para uma centena de adolescentes e pré adolescentes que cometeram suicídio, com ligações a este “jogo”.

Situações a que os pais, os professores e autoridades devem estar atentos
  • Comportamentos menos normais
  • Cortes nos braços, pernas, ou outras partes do corpo
  • Sonolência
  • Irritabilidade
  • Acesso a sítios Internet especialmente redes sociais russas
Ter em atenção que alguns destes sintomas podem ser consequência de outras problemáticas, no entanto é conveniente dialogar com o adolescente para perceber o que estamos em presença.

Conclusões
Este “jogo”, observado em primeira instância na rede social VKontacte ou VK, uma espécie de Facebook da Rússia, é uma aberração perigosa e perversa, que pode efectivamente levar ao suicídio. As técnicas de privação de sono e controlo da mente que lhes estão implícitas, são métodos bem conhecidos, os resultados em pessoas de idade tão precoce, com cérebros ainda em estruturação podem efectivamente ter consequências mortais.
Ainda que faltem relatórios oficiais que nos forneçam números fidedignos, é de acreditar que este tipo de encenação sádica tenha já provocado algumas mortes, por ser um fenómeno ainda relativamente recente, é de acreditar que futuras investigações tragam mais descobertas sobre a realidade demente por detrás deste tipo de ocorrências.
Não será portanto demais, estar especialmente atento aos comportamentos de pré adolescentes e de adolescentes, para que se possam despistar eventuais problemas relacionados com este tipo de eventos. Diálogo e atenção aos comportamentos bem como uma atitude vigilante em relação aos acessos e locais visitados na Internet são conselhos que não devem ser ignorados.

@protejainternet

Nenhum comentário:

Postar um comentário